Bíblia e Catequese
            Formação             Bíblia e Catequese             Bíblia na animação pastoral inteira
21/06/2017 Therezinha Motta Lima da Cruz Bíblia e Catequese Bíblia na animação pastoral inteira
A+ a-
Therezinha Motta Lima da Cruz

Estamos acostumados a ouvir que “a Bíblia é o livro da catequese por excelência”. De fato, seria impossível fazer uma boa catequese deixando de lado ou conhecendo mal a Bíblia. Nela nos apoiamos para mostrar a história do povo especialmente preparado por Deus para nos revelar a imensidão do amor que foi até a cruz, nela buscamos palavras e atos de Jesus e vemos como foi o começo da Igreja. Mesmo se a Bíblia no momento não estiver visível no encontro catequético, sabemos que é  lá que se apoia o que vai estar sendo transmitido.

Conseqüentemente, quem se dispõe a ser catequista precisa ir ao encontro da mensagem bíblica, não apenas como quem sente que necessita “aprender” um conteúdo a ser comunicado, mas como quem busca algo que vai construir sua identidade e orientar sua vida, dentro e fora dos nossos templos e dos chamados “momentos de oração”. É mergulhando na Bíblia que podemos nos sentir como povo de Deus hoje, aprendendo a reler a mensagem e descobrir o que ela pode nos dizer para a realidade atual.

A Bíblia e a vida cristã como nos ensinou Jesus não se limitam ao que acontece nos espaços e momentos religiosos. Uma parábola que se inspira nos muçulmanos pode ajudar a pensar nisso:

Muçulmanos oram prostrados voltados para sua cidade santa. Um dia um deles estava orando e foi advertido por um companheiro: _ Você está posicionado na direção errada. Meca fica para o outro lado. O outro respondeu: _Mostre-me onde Deus não está e terei o máximo cuidado de nunca orar voltado para essa direção.

A Bíblia também nos mostra que Deus está e quer nos ver presentes em todos os campos da ação humana. Ela nos convida a cuidar bem do mundo, da natureza e todos os seres humanos porque estar a serviço de Deus não é coisa limitada a alguns espaços, é atitude para todos os momentos da nossa vida. Deus nunca deve ser sentido como algo distante em tudo o que pensamos e fazemos.

A catequese vai ser o campo de preparação para uma boa leitura bíblica. Sem ela ninguém fica preparado para viver a espiritualidade necessária e assumir diante de Pai os compromissos inerentes a qualquer campo de nossa ação pastoral. A vida da Igreja tem setores mais especializados em determinados tipos de serviço, mas há uma espiritualidade de fundo que faz parte da identidade de todos os que se apresentam como seguidores de Jesus e, conseqüentemente, trabalhadores do Reino.

Paulo expressou bem isso quando, em 1Cor 12, compara a Igreja a um corpo onde um membro não pode dizer a outro: não preciso de você. Nosso corpo inteiro precisa de alimento, que o sistema digestivo encaminha para todos os membros. A Bíblia é também um tipo de alimento que não fica restrito às atividades rotuladas como catequese (até porque há uma dimensão catequética em tudo aquilo que nos faz crescer na fé, em qualquer ação pastoral).

Diante disso, quem se envolve com a catequese precisa:

- perceber a mensagem bíblica referente a diversos campos da ação humana

- valorizar a fundamentação bíblica na pastoral de conjunto de sua comunidade

- educar os interlocutores da catequese para uma espiritualidade bíblica que ilumine o conjunto dos campos de ação pastoral da Igreja e da vida de cada pessoa

- compartilhar reflexões bíblicas com os demais agentes de Pastoral  

Apesar de variedade de grupos, movimentos e atividades na vida da Igreja, todos devem se sentir membros de um mesmo corpo, construindo juntos o mundo novo que Deus quer ver entre nós. Para que esse sentimento de unidade anime bem a comunidade, a reflexão bíblica em conjunto é um instrumento bastante eficiente.

Estamos sabendo trabalhar em conjunto para que a Bíblia inspire todo o trabalho pastoral da nossa comunidade? Percebemos que a Bíblia é mais do que algo que precisamos “aprender”?

Therezinha Motta Lima da Cruz

(Foi assessora nacional de Catequese. É autora de livros sobre Catequese e Ensino Religioso)

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...