Publicações
            Formação             Publicações             Textos e Manuais de Catequese (TM) - 1987
02/08/2017 Pe. Luiz Alves de Lima Publicações Textos e Manuais de Catequese (TM) - 1987
A+ a-
Pe. Luiz Alves de Lima

Esse Estudo da Cnbb foi o primeiro texto produzido pelo Grecat após a aprovação de CR. O Pe. Wolfgang Gruen, seu autor principal, ao enumerar os problemas da CR que deveriam ser aprofundados colocou o problema dos manuais de catequese (textos a serem colocados nas mãos dos catequistas e catequizandos) em último lugar (Cf. W. Gruen, Novas orientações para a catequese no Brasil in RdeC 7[1984] nº 27, jul-set., p. 47). Entretanto, foi um dos primeiros a merecerem a atenção do Grupo de Reflexão Nacional de catequese.

Ao abordar este problema, o Pe. Gruen, como todo o grupo, teve possibilidade de ilustrar e aprofundar alguns aspectos que não tinham sido suficientemente tratados no documento base Catequese Renovada, como por exemplo: Bíblia e Catequese, Tradição, Integridade do conteúdo, metodologia, linguagem, ecumenismo e o próprio tema dos Textos e Manuais de catequese.. Assim, este Textos e Manuais de Catequese completa bastante o nosso Diretório Catequético (CR). A Bíblia é apresentada como o livro por excelência da catequese, o livro da fé; aprofunda-se também o significado da História Sagrada, da História da Igreja, e da História dos Santos para a educação da fé. Quando se fala da integridade dos conteúdos, não se permanece somente nos aspectos doutrinais (como em geral é tratado o problema), mas também se fala de uma integridade da caminhada da comunidade como parte essencial da catequese. Assim fica mais evidente o princípio da interação entre formulações da fé e a vida.

Merece atenção também as ações evangélico-transformadoras como vivência e pedagogia da fé. Neste sentido, CR havia falado de atividades educativas da fé (CR 157) ou ações e atividades transformadoras (135-136, 157-158) e ainda de planos ou repertórios destas atividades (158-159). A palavra plano foi abandonada logo após a publicação de CR, pois levava a confundir com planos de aula e este documento TM adotou em seu lugar a expressão roteiro de ações evangélico-transformadoras. São atividades que superam o mero conceito pedagógico-escolar e visam educar a fé dentro da ação (Cf. TM 125-126, 189-195). Outros temas especificamente ligados aos manuais e textos de catequese: 1. O conteúdo: Bíblia, Tradição, inculturação, história da Igreja, vida dos santos, liturgia, sínteses doutrinais e morais. 2. Aspectos externos: manuais de interesse setorial, catecismos de perguntas e respostas, memorização, ilustrações. 3. Outros aspectos: política de produção editorial e difusão, aprovação dos textos, critérios para escolha de textos; hoje se acentuaria mais a celebração. Este documento traz  no final um interessante e útil glossário.

Bibliografia: Alves de Lima L., A face brasileira da catequese pp. 433-435.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...