Temas atuais
            Formação             Temas atuais             Romaria dos catequistas é lançada em encontro nacional dos 40 anos do Catequese Renovada
06/09/2023 site CNBB Temas atuais Romaria dos catequistas é lançada em encontro nacional dos 40 anos do Catequese Renovada
A+ a-
site CNBB

O encontro “Catequese Renovada – 40 anos”, realizado de 1 a 3 de setembro, em Aparecida (SP) foi marcado por reflexões profundas e um apelo à renovação da fé e ao compromisso com a missão evangelizadora de Cristo.

O segundo dia do encontro, 2 de setembro, culminou com o lançamento da Romaria Nacional de Catequistas, anunciado pelo presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Antônio Brustolin. O momento formativo está previsto para acontecer de 30 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Santuário Nacional de Aparecida, e as inscrições já estão abertas.

Com assessorias de qualidade e alinhadas ao que a Igreja propõe para o Ministério da Catequese, especialmente em comunhão com as Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Romaria prestará grande contribuição aos catequistas e suas comunidades, qualificando sua formação, seu serviço e suas experiências.

As inscrições para participar do evento já estão abertas e aqueles que se inscreverem até o dia 6 de setembro com o CUPOM CATRENOVADA40 receberão um desconto especial. A iniciativa foi calorosamente recebida pelos presentes como um passo significativo na caminhada da renovação da fé e na busca por novos caminhos na evangelização. Para se inscrever, acesse o link: https://app.ciaticket.com.br/e/ROMARIADECATEQUISTAS2024.

Conferências

As duas conferências do sábado, pela manhã, foram conduzidas por dom Leomar Antônio Brustolin, que abordou questões cruciais relacionadas à Catequese em um mundo contemporâneo, e a outra pelo padre Jean Poul Hansen, da diocese de Campanha, Minas Gerais, sobre a relação entre fé e vida a partir do documento Catequese Renovada.

Dom Leomar fez uma análise abrangente dos desafios sociais, incluindo a crescente pobreza e desigualdade, a polarização social e a disseminação de notícias falsas. Ele chamou a atenção para a necessidade de transformar a abordagem pastoral, tornando a fé uma escolha pessoal em uma sociedade democrática e pluralista, e enfatizou a importância das comunidades eclesiais interconectadas.

Já o padre Jean Poul Hansen falou sobre a importância do testemunho como uma forma poderosa de expressar a fé, indo além das palavras; e que a fé não se limita à adesão, a crenças ou princípios morais, mas também envolve atitudes e um compromisso com Deus, o plano de salvação e a responsabilidade social.

Ele também trouxe a necessidade de compreender a revelação divina de forma mais ampla, não apenas intelectualmente, mas também existencialmente, tornando a fé uma parte integrada da vida cotidiana, destacando o papel da comunidade e da Palavra de Deus na interação entre fé e vida, e como a Catequese Renovada promove esse princípio. Por fim, incentivou os presentes a adotarem o princípio de interação –  fé e vida – em sua prática catequética e a aprofundarem sua compreensão da fé para uma vivência mais autêntica e transformadora.

Mesa redonda 

Na parte da tarde do sábado, a mesa redonda sobre a Iniciação à Vida Cristã foi mediada pelo padre Nazareno. A conversa  concentrou-se na rica diversidade de abordagens aplicadas à Iniciação à Vida Cristã nas comunidades primitivas, destacando a relevância das Cartas Paulinas como modelo para esse processo iniciático.

O padre enfatizou a importância das imagens na iniciação cristã, desde o simbolismo do revestimento em Jesus Cristo até a contínua formação de catequizandos de todas as idades. Um ponto crucial abordado foi o encontro pessoal com Cristo, que foi ressaltado como um marco transformador, capacitando discípulos a se tornarem missionários dedicados.

Além disso, a mesa de discussão explorou minuciosamente os métodos de catequese, e a necessidade de adaptação de acordo com diferentes contextos e realidades. O papel do Espírito Santo na Iniciação à Vida Cristã foi exaltado como uma influência vital, enquanto a missão de comunicar a graça por meio da fé e da vivência religiosa recebeu destaque especial.

Celebração Eucarística

Ao cair da noite, mais de mil catequistas se dirigiram do Centro de Eventos à Basílica, empunhando seus terços e meditando o Santo Terço. À medida que contemplavam os mistérios, um a um, as regiões do Brasil acendiam suas velas, criando um cenário de luz que iluminava o caminho.

Para encerrar o dia de reflexão e comunhão, dom Eugene Rixen, bispo emérito de Goiás, presidiu a Santa Missa na Basílica. Em sua mensagem final, destacou que Deus se apaixona por cada ser humano, independentemente de suas fraquezas e limitações.

“Deus se apaixona por nós, e nós devemos acolher esse amor, apesar de nossas fraquezas e limitações. No início, Ele busca nosso amor, e nós devemos responder a esse gesto amoroso de Deus para conosco. Deixe-se amar por Deus, deixe-se seduzir por Ele, seja apaixonado por Ele, pois Ele é apaixonado por todos nós.” 

A noite encerrou-se com um profundo sentimento de renovação espiritual e comunhão entre os participantes, que saíram inspirados e fortalecidos em sua missão de difundir a fé cristã e a Iniciação à Vida Cristã nas comunidades em que atuam.

Fotos e texto: Edite Neves e Fernanda Minichello | Comunicação Sul 1 CNBB

in: site www.cnbb.org.br

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...