Publicações
            Formação             Publicações             Orientações para a catequese da crisma: 1991
02/08/2017 Pe. Luiz Alves de Lima Publicações Orientações para a catequese da crisma: 1991
A+ a-

O mesmo GRECAT produziu este pequeno texto (apenas 47 pp.), o primeiro, aliás, direcionado para um determinado tipo de catequese; não se trata, como os três anteriores (CR. TM, FC), de problemas gerais. Agora se estuda e dão-se orientações a respeito de uma catequese bem específica. Na base deste Estudo da CNBB está uma pesquisa e uma ampla consulta realizada entre os catequistas e catequizandos de Crisma de todo o Brasil.

Naturalmente a resposta a esta pesquisa não foi total, mas suficiente para tomar o pulso desta realidade. No início do documento (primeiro capítulo) são colocados alguns dados desta pesquisa, Os autores primeiros do texto foram os dois assessores nacionais que na época estavam à frente da Linha 3: Inês Broshuis e Pe. Juventino Kestering.

O tema, do ponto de vista teológico-histórico, é bastante complicado, por causa da confusão e identificação, nas origens, deste sacramento com o Batismo. Este assunto é tratado no segundo capítulo. A parte mais importante, do ponto de vista da catequese, é o terceiro capítulo: orientações para uma ação pedagógico-pastoral, onde os principais problemas relacionados com esta catequese crismal são abordados: papel da comunidade, a questão do método, conteúdo, espiritualidade, aspectos celebrativos, padrinhos, agentes da catequese, a continuidade do processo crismal e crisma de adultos. O documento termina com a Constituição apostólica sobre o sacramento da confirmação de Paulo VI (1971). 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...