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02/08/2017 Pe. Luiz Alves de Lima Publicações Formação de Catequistas: critérios pastorais (FC) - 1990
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Pe. Luiz Alves de Lima

Catequistas de todo o Brasil foram premiados no dia do catequista de 1990 com este texto produzido também pelo Grecat e que faz parte da coleção Estudos da CNBB (nº 59) como o anterior. Já está na 5ª edição, o que significa uma grande receptividade por parte dos catequistas. Juntamente com CR e TM forma a trilogia da catequese no Brasil. De fato, nestes três textos está codificado o pensamento e as orientações da Igreja no Brasil sobre a catequese. 

O Grecat em 1988 encarregou o autor destas apostilas para fazer o esboço de documento, e após dois anos de trabalho, com muitas consultas às bases (principalmente aos coordenadores regionais e diocesanos de catequese) e após cinco redações, ele foi definitivamente aprovado em 1990. Lamentavelmente na última hora escapou um erro no título da obra, erro minúsculo mas que revela uma mentalidade: em vez de Formação de Catequistas foi publicado como Formação dos catequistas.

O texto aborda praticamente todos os problemas da formação de catequistas: o estudo do ministério da catequese e a pluralidade da vocação do catequista, a necessidade e os pressupostos teológicos da formação, o lugar próprio desta formação (sobretudo o grupo de catequistas, a comunidade, e a escola formal de catequista em seus vários níveis). Aprofunda as metas da formação, colocando em primeiro lugar o crescimento humano e cristão do catequista, e depois o conhecimento da mensagem e as questões metodológicas. Um capítulo inteiro é dedicado aos fundamentos teológico-pastorais da formação: a questão eclesiológica (catequistas para uma Igreja servidora) e a tríplice fidelidade: à pessoa humana, a Cristo e à Igreja; uma quarta é acrescentada: atenção à realidade sócio-cultural.

Finalmente o texto termina com um longo capítulo dedicado às dimensões e conteúdos da formação do catequista. É o capítulo central, bastante sintético mas vigoroso pelos temas que aborda: formação pessoal e comunitária, espiritual, bíblica, teológico-doutrinal, litúrgica, psicossocial, ético-moral, metodológica; os dois últimos assuntos são dedicados ao processo de avaliação e ao papel da coordenação e formação do coordenador

Pe. Luiz Alves de Lima 

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