Memória
            Pelo Brasil             Memória             CATEQUESE: sua originalidade
17/04/2018 Ir. Israel José Nery Memória CATEQUESE: sua originalidade
A+ a-
Ir. Israel José Nery

Nas origens gregas e cristãs 

A palavra grega catequese une KATA e ECHKÉO. KATA significa algo que vem do alto com força e intensidade, bate num obstáculo e volta. ECHKÉO é eco, o som produzido pelo objeto contra o obstáculo retorna, repercute, ressoa.

A Igreja usa esta palavra para expressar uma operação complexa da fé: A PALAVRA DE DEUS, que vem do alto, ENTRA PELO OUVIDO, pela mente e pela emoção, NO CORAÇÃO, ali ECOA, de modo a tomar conta da pessoa, penetrando sua vida, transformando-a e impulsiona-a a assimilar a mensagem recebida e passando-a adiante, pelo testemunho de vida e por todas possibilidades de comunicação. Aos poucos a pessoa MUDA DE VIDA e vai tornando visível, concretizando a Palavra que opera dentro dela, se manifesta e ressoa, no nas atitudes, comportamentos, na palavra, na ação.

São Paulo, em Rm 10, 10-15, alude a esta dinâmica: “É acreditando com o coração que se obtém a justiça e é confessando com a boca que se chega à salvação... Todo aquele que invoca o nome do Senhor, será salvo. Ora, como poderão invocar aquele no qual não acreditaram? Como poderão acreditar se não ouviram falar dele? E como poderão ouvir, se não houver quem o anuncie. Como poderão anunciar se ninguém for enviado?” E Paulo completa “A fé depende, portanto, da pregação e a pregação é o anúncio da Palavra de Cristo” (Rm 10,17).

Na missão da igreja

A catequese, é essencial na missão da Igreja, porque é parte essencial do anúncio da Boa Notícia, complementando o anúncio primeiro, o da evangelização que leva à conversão (Kerigma). Cabe à catequese, como anúncio segundo (mas visceralmente unido ao primeiro e a ele dando continuidade) ajudar a pessoa a entrar no mistério do Senhor (mistagogia - conduzir para dentro do mistério: agog=guiar; mista=derivado do termo mysterion), afim de conhecê-lo, experimentá-lo mais, celebrá-lo, vivê-lo em vida nova conforme Jesus. A catequese reforça o conhecimento, mas ela só dará frutos de fé se for catequese evangelizadora, kerigmática, e se impulsionar à uma adesão mais profunda ao Senhor, à vivência da fé, ao compromisso com a comunidade eclesial e com o Reino. É indispensável sempre confrontar a vida com o Senhor, sua mensagem, sua missão e, assim, dar mais passos para a conversão cada vez mais profunda e abrangente.

A especificidade da catequese está na interação fé-vida, no confronto crítico construtor entre palavra, vida e as circunstâncias pessoais, comunitárias, sociais, históricas. Ela é um poderoso estímulo para conhecer, viver e fazer acontecer a permanente renovação da Igreja e a expansão do Reino. Sem essa dinâmica kerigmática, ficaremos no catecismo doutrinal e não chegaremos à catequese. É óbvio que para esta mudança no conceito e na prática da catequese, é indispensável a formação catequética dos presbíteros, dos agentes de pastoral, dos catequistas, de toda a comunidade eclesial. A catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, isto é, da formação de autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo.

Irmão Israel José Nery, fsc

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...