Memória
            Pelo Brasil             Memória             Catequese sistemática, ligada à vida e aos sacramentos
29/08/2020 Therezinha Motta Lima da Cruz Memória Catequese sistemática, ligada à vida e aos sacramentos
A+ a-

A exortação apostólica Catechesi Tradendae lembra a necessidade de uma catequese sistemática, bem organizada. Será criativa, é claro, trará novidades adequadas a cada situação, mas não vai virar uma bagunça desestruturada, mal planejada ou sem profundidade. Então o texto destaca 4 características que precisam ser evidentes no trabalho catequético (CT 21):

1. Um ensino sistemático, com um programa que lhe permita alcançar um fim determinado.

2. Um ensino que se concentre no essencial

3. Um ensino suficientemente completo, que não se contente apenas com o primeiro anúncio

4. Uma iniciação cristã integral, aberta a todas as outras áreas componentes da vida cristã.

Podemos então perceber que a catequese deve unir planejamento e criatividade, dar o devido destaque ao que é mais importante na mensagem cristã, ir aprofundando pouco a pouco o conhecimento e a espiritualidade e estar bem integrada na chamada pastoral de conjunto. Tudo isso vai enriquecer também a vida religiosa do próprio catequista, que vai se envolver numa tarefa bem completa e construtiva.

Catequese como ensino sistemático da mensagem de Cristo vai junto com uma catequese a partir da vida. O texto de Catechesi Tadendae fala da importância da revelação que Deus fez de si mesmo em Jesus e diz que “tal revelação não está isolada da vida, nem justaposta a ela de maneira artificial.” (CT 22)

Uma revelação desligada da vida não funciona, vira um discurso vazio. Isso pode nos fazer pensar numa frase bem interessante de Anthony de Mello (se você não leu ainda os livros dele vale a pena procurar): “Uma estação ultramoderna a três quilômetros dos trilhos é um absurdo tão grande quanto um templo muito frequentado a três centímetros da vida.”

Afinal, é no modo de viver que mostramos o tamanho da nossa adesão a Jesus. A catequese e os sacramentos nos preparam para a vida nova que Paulo anuncia em Romanos 6,4; é uma vida eterna em Jesus Cristo, que Catechesi Tradendae apresenta assim: “vida eterna em Jesus Cristo não é outra coisa senão a vida no mundo, mas uma vida vivida segundo as bem-aventuranças e uma vida destinada a prolongar-se e a ser transfigurada para além da morte.” (CT 29) A vida que vivemos é o espaço onde podemos mostrar se somos ou não fiéis a Jesus. É aqui e agora que cada um dá sentido à sua vida e se identifica como discípulo do Mestre. Isso pode motivar boas conversas de grupo na catequese, com cada um dizendo como quer ter essa vida nova e depois conversando com Jesus sobre o que Ele já nos chamou a viver.

Os sacramentos são momentos importantes de alimentação dessa caminhada com Jesus. Não podem ser vividos somente como atos sociais, são encontros profundos, fortalecedores e transformadores. Catechesi Tradendae fala assim sobre isso: “A catequese está intrinsecamente ligada com toda ação litúrgica e sacramental porque é nos sacramentos, e sobretudo na Eucaristia, que Cristo Jesus age em plenitude para a transformação dos homens.” (CT 23) E o efeito do sacramento não se limita àquele momento especial de envolvimento na graça, ele vai adiante como força que nos impulsiona a viver melhor. Aí é bom que a catequese lembre o apelo final do sacerdote na missa : “Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.” Ou seja: receber Jesus na comunhão eucarística não é um encontro que se encerra quando a missa termina. Vamos sair do templo, mas Jesus está dentro de nós, vai continuar conosco e, na companhia dele, estamos alimentados para viver a paz que inclui fraternidade, justiça, solidariedade, em ações concretas que ajudem a melhorar a vida ao nosso redor.

É importante que nenhum sacramento seja visto como “festa de encerramento”; o sacramento é um passo a mais em nossa permanente caminhada porque a graça recebida precisa ser posta em ação, com alegria, perseverança e fidelidade, tornando cada um de nós sempre melhor.

A emocionante aventura da vida é estarmos sempre crescendo na direção certa. Sobre isso poderíamos conversar a partir de uma outra parábola usada por Anthony de Mello (do livro Sabedoria de um minuto):

O mestre defendia tanto a cultura quanto a sabedoria: _Cultura se obtém nos livros que você lê e nas aulas e conferências.

_E a sabedoria? perguntou alguém.

_Esta você só pode conseguir lendo este livro que é você mesmo. E não pense que isso é coisa fácil porque, a cada minuto, este livro-que-é-você tem uma nova edição.

E aí catequistas e catequizandos poderiam conversar sobre que caminho gostariam que essas “novas edições” fossem escolhendo... Perceber que cada dia é uma nova oportunidade de crescer em sabedoria, fraternidade e bons projetos de vida é, sem dúvida, tornar a vida mais emocionante e construtiva.

Therezinha Motta Lima da Cruz

julho/2020

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...