2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral reafirma a Palavra de Deus e sua centralidade na missão da Igreja
Iniciou na segunda-feira, 19 de maio, o 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral, promovido pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Congresso com a participação de grandes referências na área bíblica, como por exemplo, Frei Carlos Mesters.
Uma celebração eucarística realizada na paróquia universitária de São João Evangelista marcou a abertura do Congresso. O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, presidiu a Eucaristia. Em sua homilia, dom João Justino traçou um paralelo entre o Congresso e as leituras do dia. Por fim, citou os papas Bento XVI, Francisco e Leão XIV e suas contribuições e falas sobre a centralidade da Palavra de Deus.
Na manhã da terça-feira, a primeira conferência do dia, ministrada pela irmã Maria Aparecida e pelo subsecretário de pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santos, fez memória do caminho percorrido pela Igreja no Brasil desde o 1º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral.
Este foi fruto do impulso dado pelo Documento de Aparecida, resultante da 5ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) de 2007 e do Sínodo sobre a Palavra de Deus (2010), do qual resultou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, do papa Bento XVI.
Palavra de Deus na missão da Igreja
Nesses quase 15 anos de caminhada, alguns frutos da ABP são visíveis, como por exemplo, o Documento 97 da CNBB: Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja e a centralidade da Palavra de Deus nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) dos quadriênios que se seguiram.
Hoje, o 2º Congresso da ABP quer confirmar esse processo e animar, firmes na esperança, as iniciativas em favor da ABP, ampliando esse processo. O encontro acontece até a próxima quinta-feira, 22 de maio. No perfil oficial do 2º Congresso no Instagram da ABP (@congressonacionaldaabp) é possível encontrar acompanhar as reflexões das conferências e ter acessos aos registros fotográficos.
Por Willian Bonfim com informações Natan Gallão