Memória
            Pelo Brasil             Memória             Diretório Geral Para a Catequese
25/08/2017 Ir. Israel José Nery Memória Diretório Geral Para a Catequese
A+ a-
Ir. Israel José Nery

DIRETÓRIO GERAL PARA A CATEQUESE

Vaticano, Congregação para o Clero, 1997 

A imagem da Árvore

Imaginemos uma árvore, forte, alta e frondosa e com raízes profundas. Digamos que assim é o documento Diretório Geral para a Catequese – DCG, de 1997. Vamos colocar nesta árvore, os Capítulos e suas ideias centrais de acordo com Raízes, Tronco, Frutos

Catequese - Raízes, troncos e galhos, frutos...

1 – Raízes da sustentação da Catequese: É o primeiro Capítulo do DCG. Trata primeiramente do campo da semeadura, o terreno a ser preparado, cultivado, cuidado, isto é, a pessoa humana na realidade de hoje, mas também a Igreja.

A árvore da Catequese se apóia em uma raiz bem funda, grossa, firme e que lhe fornece um dos alimentos mais importantes: é a raiz Sagrada Escritura. Unidas a ela há outras raízes, também muito importantes, umas se apoiando nas outras e juntas fornecendo alimentos para a árvore inteira. São elas: a Tradição Patrística, o Magistério da Igreja, o Concílio Vaticano II, a Liturgia e a Prática Pastoral (DCG n° 1-35). 

2 – O tronco – Estrutura Básica do DCG

2. 1 - Primeira parte do tronco. É o início do tronco. Colocamos aqui o Segundo Capítulo do DCG: a) A Revelação divina ao longo da história e a sua transmissão mediante a evangelização (n°s 36-59); b) a catequese no processo da evangelização (60-76); Natureza, finalidade e tarefas da catequese (77-91).

2.2 - Segunda parte do tronco. É o Segundo Capítulo do DCG. Desenvolve, em dois subcapítulos, o tema A Mensagem Evangélica: a) Normas e critérios para a apresentação da mensagem evangélica na catequese (94-118); b) Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja (119 – 136).

2.3 - Terceira parte do tronco. O Terceiro Capítulo do DCG; trata da Pedagogia da Fé em dois subcapítulos: a) a Pedagogia de Deus, fonte e modelo da fé e do processo catequético (139-147); b) Elementos de Pedagogia (148-162).

2.4 – Quarta parte do tronco e alguns galhos da copa da árvore. O Quarto Capítulo do DCG, tem por título Os Destinatários da Catequese e o tema é tratado em três sub-capítulos:

2.4.1 - Os destinatários: a) Adaptação da catequese (163-170); b) a catequese por idade (171-188); c) a catequese para situações especiais, mentalidades e ambientes (193-214);

2.4.2 - O Ministério da Catequese e seus Agentes: Ministério do catequista e tipos de catequista (217-232);

2.4.3 – Organização da Pastoral Catequética: a) Secretariado, Coordenação, projetos diocesanos, análise da situação, material didático, catecismos locais (265-285)

2.4.4 - Quinta parte do tronco. Corresponde à quinta parte do DCG e trata do tema A Catequese na Igreja Particular. 

3- Os Frutos na copa da Árvore

3.1 - A Formação para o Serviço da Catequese: a) Ser: maturidade humana; Saber: bíblico, teológico, litúrgico e ciências humanas; Saber fazer: formação pedagógica, lugares de formação (233-252). É importante não esquecer do saber conviver, pois somos chamados por Jesus a viver o Mandamento Novo do Amor fraterno, solidário que constrói a pessoa, a comunidade e uma nova sociedade.

3.2 – Lugares da Catequese: a) Família, Paróquia, Catecumenato batismal dos adultos; b) Escola Católica. Associações e Movimentos; c) Comunidades Eclesiais de Base (253-264) 

NB. Novo Diretório. Em 2018 vai ser lançado pelo Vaticano um novo Diretório. O título provisório é Diretório para a Catequese.  

Ir. Israel José Nery

Foi assessor nacional da catequese. É especialista em catequese.

 

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...